Rua Corá, 2632 - Zona IV
Umuarama - PR
(44) 3622-2447
(44) 98411-7644 (Whatsapp)
sincouma@uol.com.br

Sobre Nós

Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região

História Sincouma

Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região

Tudo começou no dia 19 de junho de 1.976, com a fundação da Associação Intermunicipal dos Contabilistas de Umuarama, tendo como primeiro presidente o contabilista Antônio Kazutoshi Imanishi, hoje não militando mais na atividade contábil.

Doze anos depois, após muita luta e das inúmeras dificuldades vencidas, "graças ao denodo e a determinação" dos contabilistas daquela época, finalmente, a Associação dos Contabilistas foi transformada em Sindicato dos Contabilistas de Umuarama, em Assembléia Geral realizada no dia 15 de janeiro de 1.988, sendo eleito como seu primeiro presidente, o contabilista Albino Gabriel Turbay, de saudosa memória e a quem os contabilistas desta região devem as maiores homenagens.

Albino permaneceu no cargo até 15 de outubro de 1.988 quando afastou-se da presidência para assumir o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Para substituí-lo, foi eleito o contabilista Reynaldo Struckel, que completou a gestão 1988 à 1990. O mesmo contabilista foi reeleito para as gestões 1991 à 1992 e 1993 à 1994.

Na sequência foram eleitos para presidir a entidade, os contabilistas: Minoru Kozima para a gestão 1995 à 1996; Geferson dos Santos Abreu para a gestão 1997 à 1998; Lauro Antunes de Oliveira para a gestão 1999  à 2004; João Batista de Oliveira para a gestão 2005 à 2006; Lauro Antunes de Oliveira para a gestão de 2007 à 2008; Roberto Aparecido Santos para a gestão de 2009 à 2012; Jean Corradini para a gestão de 2013 à 2014; João Henrique Camargo para a gestão de 2015 à 2016 e agora, eleito para a gestão 2017 à 2018 o contabilista Satre Marino de Brito.

A base territorial de abrangência do SINCOUMA é constituída de 33 Municípios, incluindo a sede, com aproximadamente 550 contabilistas em atividade, sendo: Umuarama (sede) – Alto Paraíso – Alto Piquiri – Altônia – Brasilândia do Sul – Cafezal do Sul – Cianorte – Cidade Gaúcha – Cruzeiro do Oeste – Douradina – Esperança Nova – Francisco Alves – Guaporema – Icaraíma – Indianópolis – Iporã – Ivaté – Japurá –  Jussara –  Maria Helena – Mariluz – Moreira Sales – Nova Olímpia – Perobal – Pérola –  Rondon – São Jorge do Patrocínio – São Manoel do Paraná –  São Tomé –  Tapejara  – Tapira –  Tuneiras do Oeste e Xambrê.

Foi graças ao trabalho das diretorias que fizeram a história da entidade, que hoje, o SINCOUMA é um sindicato dos mais importantes, ativos e respeitados no âmbito da classe contábil Paranaense.

Um dos fatos mais importantes na história do Sincouma foi a construção de sua sede própria inaugurada no dia 06 de dezembro de 2.002 com as presenças de inúmeras autoridades da Cidade e contabilistas de todo o Estado do Paraná. Um prédio imponente localizado à Rua Cora n. 2.632 nesta Cidade, levou o nome do contabilista Martinho Pedrangelo, (in memorian) numa justa homenagem ao profissional que dedicou grande parte da sua existência ao trabalho de valorização da nossa classe profissional, norteando todas as suas atitudes pelo princípio da Ética. Da mesma forma, o auditório localizado no primeiro andar do prédio levou o nome do contabilista Albino Gabriel Turbay (in memorian), também merecidamente homenageado, que além de todas as suas qualidades como pessoa e como profissional, fez da solidariedade a sua grande virtude. Hoje, neste prédio, funcionam  entidades ligadas à atividade contábil: O próprio Sincouma, a Delegacia Regional do CRC-Pr e a Agência Regional da Junta Comercial do Paraná, facilitando sobremaneira o dia-a-dia dos profissionais da contabilidade. Em 2.004 o SINCOUMA adquiriu 50% do patrimônio da AVAU - Associação dos Vendedores Autônomos de Umuarama (Sede Campestre) que permitirá aos Associados do SINCOUMA e aos seus familiares, um local acolhedor e propicio à pratica de esportes e lazer.

A todos os contabilistas que compuseram as diretorias da Associação dos Contabilistas de Umuarama e do Sindicato dos Contabilistas de Umuarama nestes 41 anos, queremos neste momento, prestar as merecidas homenagens e registrar os nossos melhores agradecimentos.

Certificados Digitais

Em parceria com a Safeweb disponibilizamos uma solução para pessoas físicas transmitirem dados e informações para a Receita Federal e outras instituições com mais segurança e praticidade.

e-CPF

O e-CPF é a sua identidade na internet.

Comprar (e-CPF) Certificado Digital
e-CNPJ

O e-CNPJ é a sua identidade na internet.

Comprar (e-CNPJ) Certificado Digital